sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

O fim enfim

Infelizmente o plano não pode ser realizado em sua totalidade, pois não pude entrar no Paraguai.
Por outro lado, fui a uma província argentina que não estava no roteiro, além de uma cidade polonesa no Rio Grande do Sul.
Pretendo um dia refazer esse roteiro com algumas mudanças: levar meus filhos e ir de carro de carro, incluindo Foz do Iguaçu! Quem sabe um dia eu não conte essa aventura aqui também?

Roteiro final.

A única coisa que eu faria diferente (além das óbvias - levar mais dinheiro, habilitar o celular para o estrangeiro e me vacinar para febre amarela) seria ir direto para Santo Inácio e deixar para visitar Santa Ana e Loreto juntas, pois a primeira é maior e merece mais atenção. Como tinha estado em Santa Ana antes, não me dediquei como deveria a Santo Inácio. E agora sei que há uma linha de ônibus que une as três.


Será que curti?

Foi tão tranquilo fazer tudo de ônibus que pretendo repetir em breve para outros lados. Aguardem novas aventuras!

O que nunca me decepciona é o Couchsurfing. Fiquei na casa de pessoas incríveis, que abriram suas portas para um estranho (no meu caso, literalmente) e me fizeram sentir na minha própria casa! Como disse Francisco (San Javier), é um ótimo modo de perceber que o mundo tem muito mais gente boa do que má.

Gastos
  • Transporte: foram cerca de 1800 km rodados em ônibus, tendo gastado em passagem R$ 622, ou seja, R$ 0,35 por km. Se tivesse feito de carro, calculando 14 km/l e a gasolina a R$ 4,70, teria gastado praticamente a mesma coisa, mas teria ficado muito mais cansado. Sem contar que teria que pagar a mais pela travessia na fronteira, além de pedágios  e carta verde. Teria que, antes de tudo, alugar ou comprar um carro! Acho que valeu.
  • Hospedagem: foram oito noites a R$ 175, uma média de R$ 22 por noite. Acho que valeu. Salve o Couchsurfing! 
  • Total : com o dia que saí e o que voltei pra casa, foram nove dias. Gastei, contando tudo, inclusive farmácia, lembrancinha e o ônibus para rodoviária e o táxi para casa,  R$ 1.234. Ou seja, gastei em média R$ 137 por dia para viver essa aventura. É claro que valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário