sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Porto Xavier

A parada em Porto Xavier era apenas estratégica, pois fica na fronteira e assim eu poderia atravessar numa das primeiras lanchas da manhã.
O ônibus de e para Porto Xavier foi o pior da viagem por não ter ar-condicionado. Ainda bem que o vento que entrava da rua dava conta do recado.


O desespero ao perceber que o ônibus não tem ar-condicionado e o calor era insuportável!

De Santo Ângelo até ali foram cerca de três horas. Nem é tão longe, mas o ônibus para ao longo da estrada e entra em TODOS os municípios no caminho. Como não tinha pressa, curti. E isso até acrescentou um capítulo inesperado na minha aventura, como narrarei depois.


Sete de Setembro: um dos municípios no caminho do ônibus.

Dei uma caminhada noturna pela cidade com meu anfitrião. Nada para ver! Além de uma suíte, ele me ofereceu cerveja, pastel e histórias de viagens.


Lorde e Júlio, meus anfitriões lindos e penteados. Já eu...

Cabe esclarecer, pois, como me alertou Maria Lúcia, talvez não tenha ficado claro no artigo sobre Santo Ângelo, que não conhecia previamente nenhum dos meus anfitriões nesta viagem. Eu os encontrei através do Couchsurfing, um aplicativo/site em que as pessoas oferecem/solicitam hospedagem gratuita. Já recebi algumas pessoas e já me hospedei com outras. Vale a pena conhecer. No futuro escreverei algo sobre isso mais detalhadamente.

A travessia para a Argentina não poderia ser mais tranquila: comprei o bilhete e fiz a imigração em uns cinco minutos, tanto na ida como na volta.


Fiz a travessia sozinho na ida. 



No retorno.

Na volta fiquei só uma hora na cidade, esperando o próximo ônibus.

Praticalidades
  • Porto Xavier sequer tem rodoviária. O ônibus para na praça central. E no mesmo local deve ser pego. Descobrir o horário com o motorista quando for.
  • Chegando no porto, há vários despachantes que fornecem a carta verde, necessária para quem for atravessar com veículo próprio.

Gastos
  • Ônibus de Santo Ângelo: R$ 30
  • Travessia: R$ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário