quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Santo Ângelo

Pra começar em ritmo de aventura, fui de ônibus mesmo pra rodoviária de Porto Alegre!
O primeiro trecho seria o mais longo: 6h30 de Porto Alegre a Santo Ângelo. Ainda bem que o ônibus da Ouro e Prata era maravilhoso e não tinha ninguém sentado do meu lado. É possível voar de Porto Alegre a Santo Ângelo, mas, além de caro, o espírito era de aventura!


O frescor da pessoa no início da jornada...

Meu anfitrião foi me buscar na rodoviária e fomos comer algo com a filhinha dele. Trocamos muita história de viagem. Depois me levou para dar uma olhada na cidade de noite antes de ir pra casa dele, onde me cedeu o quarto da filha para dormir.

Com Maria Luiza e Wladimir, meus anfitriões.

As fotos da famosa catedral de Santo Ângelo nunca haviam me chamado a atenção, mas vê-la ao vivo é realmente impressionante - de noite, de dia, por fora e por dentro. 

Por fora, de dia.


Por dentro.


Reparem nos bancos de pedra.


Ascensão.

Santo Ângelo foi a última das missões, mas não resta nada dela. Ainda assim, além da catedral, a cidade tem muitos atrativos.
A própria praça da catedral é muito interessante. Repare nos detalhes: há índios por todo lado!




Prefeitura municipal.

O Museu Ferroviário é muito interessante e fotogênico. A exposição sobre Prestes que tem ali, porém, deixa muito a desejar: está datada, quase abandonada. Não segurou minha atenção.


“Coluna” Prestes, Museu Ferroviário e grama.

O Museu Municipal Dr. José Olavo Machado, ao lado da catedral, é incrível, nem tanto pelos objetos expostos (interessantes), mas pela construção em si. Gratuito.


O mais inesperado foi encontrar um pequeno museu do cinema no Centro Municipal de Cultura. Infelizmente já estava de saída e não dei a atenção merecida - nem fotografei. Fica ao lado do Museu Ferroviário.


Pra quem não percebeu: Ed. Santo Antônio.

Ainda deu tempo de conhecer a mãe de uma amiga dos tempos da Itália (Tanise). Muito amável, a hospitalidade interiorana fez com que ela me desse frutas do quintal, sorvete artesanal da vizinha, suco e morango com creme! Deve ter me achado magro...

Com a querida Tânia.

Por fim, só considero que conheço uma cidade se ando em seu transporte público. Posso dizer, portanto, que conheço Santo Ângelo. A diferença para Porto Alegre é  que se entra pela porta de trás, além de ser bem mais barato.

Praticalidades
A rodoviária é pequena, mas eficiente. Tem guarda- volumes (R$7), sala de espera e um quadro com o horário de todos os ônibus que saem dali. Ao redor tem restaurante e ponto de ônibus.


Gastos
Passagem Poa-Santo Ângelo: R$ 161
Alimentação: R$ 76
Ônibus municipal: R$ 3,50 












Nenhum comentário:

Postar um comentário